Nunca a disciplina de "Pensamento Sistêmico e Prática Sistêmica" do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da UFSC teve tantos estudantes matriculados como neste 2º trimestre de 2006: foram 26. Entre os muitos assuntos discutidos e práticas exercitadas ao longo dos últimos três meses, também constava a elaboração de um "desenho-rico", ou "rich picture", como o da foto acima, que é exemplar.
1 comment:
Já que o assunto é prática sistêmica, aproveito para deixar aqui algumas dúvidas. Apesar do 'rich picture' "exemplar", parece que esqueci muitas coisas... Resolvi praticar novamente a prática (sem redundância). Nova situação-problema, novo 'rich picture', novos temas problemáticos, sistemas relevantes, modelo conceitual e por aí vai. Ao revisar e repensar tudo o que fiz, multiplicam-se as incertezas. Trata-se da SSM.
O sistema relevante "caracteriza" a situação-problema, e não um sistema da situação-problema (onde podem ser identificados vários sistemas). A 'definição essencial' (e assim o CATWOE) é, portanto, para a situação-problema. (?)... No CATWOE, o C pode ser igual (ou conter elementos iguais) a A? Ou seja, os beneficiários são os mesmos que executam a atividade. Por exemplo, num processo de valorização de um produto típico local.
O modelo conceitual é um modelo necessário para conseguir a transformação. Transformação "provocada" pela situação-problema?
Com certeza não são as únicas dúvidas... Será que preciso refazer a disciplina? Talvez não seria má idéia...
Abraço,
Carol.
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